15 de abr. de 2007

Ausência "forçada" - pau no Windows - o Ubuntu me salvou.

Pois é.

Ontem à noite fui brindado com um pau federal no Windows, sem maiores explicações. Do nada, o Windows XP me fez lembrar das horríveis telas azuis, por conta de um problema na placa de vídeo (o interessante é que não mexi em nada disso).

E, pior, não carregava mais a interface gráfica, de jeito nenhum. Nem em modo de segurança. Fiquei com medo de que tivesse pifado a Geforce, mas não era o caso. Meti o CD do Ubuntu no drive (faz 10 dias que formatei tudo, Windows e Ubuntu, e não tinha reinstalado o Linux ainda) e comecei a instalação dele. Em pouco mais de uma hora, estava com o Linux 'no ar', sem problemas. E conectado (ou seja, é a segunda vez que o tutorial postado aí embaixo funciona aqui).

Pra testar a PV, instalei logo o pacote nvidia-glx, alterei o xorg.conf pra usar a aceleração e reiniciei o PC. Bingo!, o Linux funcionando com aceleração, sem problema. O meu hardware estava intacto.

Deixei a briga com o Windows pra hoje, afinal, já era madrugada (o Ubuntu ficou baixando 300Mb de atualizações).

Passei o dia instalando e configurando ... já não tenho mais muita paciência pra isso.

Bom, agora no começo da noite acabaram sobrando umas 2 horas pra curtir o volante, mas eu já estou cansado de tanto clica-e-escreve.

Até a próxima - hoje não tem 'vídeo do domingo'.

Nenhum comentário: