12 de mar. de 2007

Linux, Ubuntu, Kurumin

Resolvi desbravar o mundo do Software Livre.

Há pouco menos de um mês venho me dedicando a instalar Linux no meu desktop. E instalei, já experimentei o Kurumin 7.0 e o Ubuntu, este nas versões 6.10 (Edgy) e 7.04 (Feisty, ainda beta, deve ser lançado no próximo mês).

Mas estou frustrado com todos eles. Ambos (Kurumin e Ubuntu) são distribuições baseadas no Debian (outra distro), e todos eles reconheceram meu modem nativamente, carregando o driver e ativando a linha ADSL.

MAS não consigo autenticar (informar login e senha) pra navegar (não, o pppoeconf não funciona). Já segui dezenas de tutoriais e dicas da internet (alguns zumbis, é verdade), pedi ajuda nos fóruns do Ubuntu e do Guia do Hardware, bem como nas listas de discussão dos grupos Ubuntu-Br e Ubuntu-RS.

E nada até agora. O grande problema é que meu modem é USB Bridged, e parece que o Linux só se dá bem com modems Ethernet Router. Ou seja, ou troco de modem, ou desisto.

Sem meio-termo, ao que tudo indica.

Estou doido pra experimentar o Suse, mas não tenho gravador de DVD ...

Nenhum comentário: